quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Regras R.A


Regras que utilizo na minha REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


 
“Não diga ‘Se pudesse, faria’.  
Diga: ‘Se posso, farei’” 
  Jim Rohn - Palestrante Motivacional  
 
 
Veja bem: o segredo do emagrecimento e da manutenção do peso vai muito além dos alimentos ingeridos. Envolve quando comemos. Mais especificamente, não é permitido passar mais de três horas sem comer. Nem cinco, nem duas, mas precisamente três horas. POR QUE É PRECISO COMER A CADA TRÊS? Vários estudos confirmaram o poder das três horas. Veja bem: quando deixamos passar mais de três horas entre as refeições, o organismo ativa um mecanismo natural de proteção contra a inanição, que chamo de MPI. Quando o MPI é ativado, o organismo acredita que está com fome. Quando isso acontece, faz todo o possível para preservar o tecido mais rico em calorias que possui para assegurar sua sobrevivência. Esse tecido é a gordura. Sim, o corpo começa a armazenar gordura e, em seu lugar, consome o precioso tecido muscular que queima gordura. Portanto, você pode estar perdendo peso na balança, mas não é o tipo ideal de peso. Está perdendo tecido muscular, não gordura. Por que perder massa muscular é ruim? Porque ela queima gordura. A massa muscular magra controla nosso metabolismo em repouso. Controla quantas calorias queimamos sem fazer nada... quando estamos descansando no sofá, dirigindo, sentados diante do computador e até mesmo dormindo. Cada 500 gramas de massa muscular queima em repouso aproximadamente 50 calorias diariamente. Basta perder aproximadamente 2kg de massa muscular magra e seu metabolismo queimará cerca de 250 calorias a menos por dia; ao longo de apenas um ano, isso significará quase 12 kg de gordura a mais! Fonte: Livro Jorge Cruise - A Dieta das 3 Horas, Pág. 17)
 
 
 1 - Fazer 6 refeições por dia: 
6h - 9h - 12h - 15h - 18h - 21h
Dica: Coloque lembretes no celular para lembrar desses horários.

2 - Beber no mínimo 2L de água:
5 copos de 200ml pela manhã e 5 a tarde

3 - Beber chás durante o dia:
Verde, Erva doce, Hibisco, Camomila, Branco, Mate, Preto, ou qualquer chá que goste.

4 - Fazer alguma atividade física:
Faxina, pular corda, acadêmia, Caminhada, Dança, Natação,..., o importante é não ficar parado. Vale subir escadas ao invés de elevador, andar um ponto a mais para pegar o transporte  estacionar o carro mais distante, etc.

5 - Comer frutas:
Sugestão - Nos lances ou suco de frutas sem açúcar (adoçante).
Não é proibido comer açúcar, você pode varear entre açúcar branco (pouco), mascavo e adoçante - Dessa forma seu organismo não fica viciado em nenhum deles.

6 - Incluir saladas verdes e verduras na alimentação:
Sugestão: Saladas no almoço e sanduíches

7 - Substituir pão normal por pão integral (sendo que, na falta do integral - comer o pão normal sem miolo), evitar alimentos brancos (açúcar, arroz, farinha, pão, macarrão).

8 - Não beliscar nos intervalos.


9 - Decida o que irá comer antes de começar a comer - Isole os pacotes: Tire a quantidade determinada para uma refeição e guarde o resto. De preferência distante (Obrigue-se a não repeti). 

10 - Faça suas refeições em lugares tranquilos, não converse, não ouça som, não assista TV. Este momento para você deve ser sagrada, a alimentação precisa de sua atenção voltada para ela (Dessa forma você não come mais do que o necessário - Pois seu cérebro entendo que você está se alimentando).

11 - Cuide da aparência e hidrate o corpo sempre que possível.

12 - Tire fotos do seu ANTES e as MEDIDAS, reserve para comparar depois.

13 - Utilize um caderno para anotar as refeições e horários (dessa forma você poderá analisar como foi o seu dia e melhorar no dia seguinte).

14 - Crie uma planilha no Excel para lançar seu peso semanalmente. Caso não tenha acesso ao computador, pode separar as primeiras páginas do caderno e lançar toda vez que se pesar. A minha dica é que a pesagem seja na segunda-feira, pois se pesar depois do final de semana pode ajudar você a não comer mais e engordar em dois dias o que eliminou em 5 dias.

15 - Evite comentar que está em emagrecimento, fazendo dieta ou coisa do tipo. você não sabe quem são as pessoas que irão te motivar. Então é melhor fazer a Reeducação Alimentar em segredo. As pessoas irão perceber quando você estiver emagrecendo. 
Quando alguém te oferecer algo, se quiser pegar, tudo bem... guarde e coma em momento oportuno. Se não... Diga assim: - Não, obrigada! Estou satisfeita. 
 
16 - Leve sempre na bolsa, algo para comer, dessa forma você não pula refeições caso chegue o horário de comer. Dicas: Frutas, Barrinhas de cereal, Club Social Integral, etc.

Para começar é isso aí. 
Para que o resultado venha é necessário que seja fiel a você mesmo. Ninguém pode fazer isso por você.